Hoje tive uma imagem de felicidade pura… estava a voltar a casa do trabalho, estradas rurais, para quem não conhece Paderne, e dei com um cachorro, passo ligeiro, a correr pela estrada fora. Abrandei, mas o cão, ao sentir-se, quiçá, perseguido, acelera a passada e larga a correr num galope desenfreado até cortar para a direita, numa interrupção no muro de pedra que ladeia a estrada, para o meio de um pasto recém cortado, salpicado de palha enfardada, onde um vizinho costuma ter cavalos.
Segui o cão com o olhar o máximo de tempo de pude. O sol estava já meio baixo, banhando a ouro o amarelo do restolho.
O cachorro galopava de língua pendurada em direcção a sabe-se lá o quê: pura imagem da felicidade.
Que vontade de largar o carro ali, no meio da estrada e de largar a correr atrás do cachorro rumo a sabe-se lá o quê…
